MANUTENÇÃO
Uma vez que todos os equipamentos e infraestruturas estão, ao longo do seu tempo de vida e utilização, sujeitos a deterioração, é necessário tomar medidas de prevenção e/ou correção que possam garantir o funcionamento do equipamento na função para a qual foi concebido.
Reparações caras e tempo de inatividade são geralmente causadas por falhas na manutenção.
Manutenção Preventiva
Criar planos de manutenção preventiva é uma forma de evitar ao máximo a eventual indisponibilidade dos equipamentos. A manutenção preventiva, tal como o nome indica, previne o aparecimento de falhas nos ativos e equipamentos.
Este tipo de manutenção é feito de forma sistemática, isto é, os equipamentos são inspecionados mesmo que não tenham apresentado nenhum sinal de avaria. Desta forma, evita-se ao máximo qualquer falha dos equipamentos para assegurar o bom funcionamento e a segurança dos ativos.
Elaborar planos de manutenção preventiva dos equipamentos e instalações significa precaver avarias e reduzir a probabilidade de falhas nos equipamentos cruciais à produtividade das empresas.
Além disso, a manutenção preventiva garante a confiabilidade dos equipamentos. Todas as operações são realizadas em intervalos previamente definidos que não causam impacto na performance da empresa.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva consiste num conjunto de tarefas técnicas, destinadas a corrigir falhas nos equipamentos que demonstram precisar de reparação ou substituição.
Este tipo de manutenção corrige erros nos equipamentos que estão dependentes de intervenção para voltar a cumprir a sua função inicial.
Apesar de, em alguns casos, ser inevitável, a manutenção corretiva acaba por ter maior impacto financeiro nas empresas, já que implica, muitas vezes, a indisponibilidade prolongada dos equipamentos.
A verdade é que uma significativa percentagem destas falhas pode ser evitada se forem executados planos de manutenção preventiva!